facebooktwitter

OMS/WHO - Centro Colaborador

Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) para Reabilitação - Pan American Health Organization/World Health Organization (PAHO/WHO) Collaborating Center for Rehabilitation

Diretora
Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor, IMREA HCFMUSP.

Objetivo
Implementar as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência e da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre Deficiência e Desenvolvimento.

Objetivos
1. Apoiar a OPAS/OMS na remoção das barreiras e no aumento do acesso aos serviços e programas de saúde;

2. Colaborar com a OPAS/OMS para fortalecer e ampliar os serviços de habilitação e reabilitação, tecnologias assistivas, serviços de apoio e assistência;

3. Fortalecer a coleta de dados relevantes e internacionalmente comparáveis sobre deficiência e apoiar a pesquisa sobre deficiência e serviços relacionados.

Programas em andamento
1. Tradução, disseminação, capacitação, monitoramento e avaliação da implementação de documentos de referência da OPAS/OMS, tais como:
- International perspectives of Spinal Cord Injury
- Rehabilitation in Health Systems
- Wheelchair Services Training Packages
- Assistive Products Priority List

2. Implementação do Modelo de Inquérito sobre Deficiência (Model Disability Survey) no Brasil: teste piloto e disseminação dos resultados.

3. Lançamento e Promoção da Cooperação Global para Tecnologias Assistivas (Global Cooperation for Assistive Technology, GATE) no Brasil e América Latina.