facebooktwitter

Projeto Lucy em Ação realiza evento on-line sobre os diferentes tipos de violência

Em 17 de março, o Projeto Lucy em Ação (idealizado pelas equipes de comunicação, médica e assistencial do IMRE Rede Lucy Montoro), realizou um evento on line para debater com pacientes, integrantes do projeto e convidados, os diferentes tipos de violência durante o período de isolamento social.

O evento contou com a participação especial da coordenadora municipal de políticas para mulheres, Ana Cristina de Souza. Durante o debate, Ana Cristina, explicou quais são os tipos de violência praticadas contra mulher e definidos na lei Maria da Penha, até chegar no contexto da violência doméstica que abrange também outros grupos em situação de vulnerabilidade: crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

“No período de isolamento social, muitas vezes a casa não é um espaço acolhedor para pessoas vulneráveis. Essa população precisa se empoderar de informações que contenham estratégias de enfrentamento a esse tipo de situação”, comentou a coordenadora.

A coordenadora mencionou também que a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, realiza uma série de ações que visam combater essa violência: canais de denúncia por telefone e whatsapp, bem como atendimentos presencias para ouvir, acolher, prestar suporte e assistência às vítimas.

“Na pandemia foi constatado um aumento de 30% de violência doméstica no Brasil. Em São Paulo, oferecemos uma rede de apoio a essa população para que mesmo isolados, possam pedir auxílio e serem acolhidos nos mais diversos programas assistenciais oferecidos pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos”, finalizou Ana Cristina.

Após o debate, os profissionais do IMREA realizaram atividades interativas com os participantes: orientações sobre serviços de apoio na busca dos direitos da pessoa com deficiência, alongamento e relaxamento

O evento foi encerrado com a apresentação da música  Águas de Março pela equipe de professores das oficinas de música e colaboradores do IMREA.

anapeq

A coordenadora municipal de políticas para mulheres durante conversa com os participantes

alonfpeque

Educadores físicos do IMREA ensinam técnicas de relaxamento e alongamento aos participantes

banda lapa

Apresentação da banda dos professores e colaboradores do IMREA