facebooktwitter

I Encontro do Projeto Pessoa com Deficiência em Ação protagoniza pacientes da Rede Lucy Montoro

No dia 14 de dezembro o IMREA Vila Mariana recebeu o I Encontro do Projeto Pessoa com Deficiência em Ação.

O encontro foi mediado pelo médico fisiatra da Rede Dr. André Sugawara com participação especial da Terapeuta Ocupacional Tatiana Pedroso, colaboradora da Rede e fotógrafa do projeto "Faces da Reabilitação". Na primeira reunião, os pacientes participantes da exposição Faces da Reabilitação trouxeram suas impressões sobre a exposição, que está em um local de muita visibilidade, a estação de Metrô Tatuapé. Leia mais sobre as fotos aqui.

“Há muito tempo, desde que me tornei deficiente física, não me via e não me sentia tão bonita e especial. Recebi tantos elogios com essa foto que me senti vitoriosa. Essa participação no projeto ajudou a mim e às outras pessoas a me olharem diferente”, acrescentou Renata Viana, muito emocionada. “Acho que o mais importante é a pessoa perceber que a vida não é a deficiência dela. O projeto nos ajudou a esclarecer isso, pois independente da condição ou da deficiência, temos que seguir um caminho”, completou Daniel Massafera, também paciente da Rede cuja fotografia faz parte da exposição.

Durante o debate foram discutidos também temas relacionados aos preconceitos enfrentados, dificuldades no transporte público, participação no mercado de trabalho e leis que prezam por auxílios à pessoa com deficiência. O encontro contou com 23 participantes entre pacientes fotografados para a exposição, pacientes do IMREA, convidados e membros da AEDREHC. O projeto Pessoa com Deficiência em Ação pretende trazer questões pertinentes às necessidades, ao protagonismo e ao papel da Pessoa com Deficiência na sociedade e é uma iniciativa da Rede Lucy Montoro e da Associação para Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização do Hospital das Clínicas (AEDREHC).

Encontro Pacientes