facebooktwitter

IMREA recebe estudantes do Winters Schools

A sexta edição do FMUSP Winter Schools 2022, evento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), reuniu alunos dos seguintes países: Colômbia, Chile, Alemanha, França, Rússia e Indonésia de diversas instituições em um programa de duas semanas, proporcionando-lhes múltiplas atividades acadêmicas sobre temas relacionados à Medicina.

Nos dias 19 e 20 de julho, os estudantes estiveram nas Unidades Vila Mariana e Lapa do IMREA Rede Lucy Montoro para conhecerem a área médica de fisiatria e os programas de reabilitação física.

A programação incluiu também a participação dos estudantes no Programa Reability Labs (Programa de Pós Reabilitação com oficinas de conteúdos inovadores que estimulam o protagonismo de pessoas com restrições e limitações de suas funcionalidades).

O ano de 2022 é especial porque marca o retorno do Winter Schools à Faculdade depois de um hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19. O projeto é uma oportunidade para pessoas de todo o mundo compartilharem interesses e conhecimentos nas mais diversas áreas médicas.

winter_pequena.jpg

[Vagas limitadas] Capacitação para profissionais da Rede de Atenção Básica no atendimento da pessoa com deficiência

A Rede Lucy Montoro e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), do Governo Federal, oferecerão um curso online gratuito de capacitação para profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica no atendimento e seguimento da pessoa com deficiência na Atenção Primária.

Leia mais...

Colaboradores do IMREA participam da campanha Outubro Rosa

Na última quarta-feira (27/10), os colaboradores das cinco Unidades do IMREA HCFMUSP/IRLM participaram de um evento comemorativo à campanha “Outubro Rosa” de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

O evento online contou com a participação dos colaboradores do Serviço de Enfermagem: Adelino Ortiz e Bárbara Parise, que realizaram a palestra: “Mãos que previnem, mãos que curam”  sobre as causas, sintomas, tratamentos disponíveis e sobre a prevenção do câncer de mama.

"No Brasil, o câncer de mama é o segundo câncer mais incidente entre as mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce ajudam a reduzir o número de casos", explicou Adelino.

Como forma de adesão à campanha, além de participarem do evento, os colaboradores também vestiram uma peça de roupa ou acessório na cor rosa. 


Confira as fotos:

outrosapeq1.jpgoutpeq2.jpg

outpeq2.jpg

outpeq3.jpg

outrosapeq7.jpg

outrosa5.jpg

outrosa10.jpg

IMREA Vila Mariana promove seminário sobre Estimulação Pulso Sônico Transcraniano com Sistema Neurolith

No dia 11 de outubro, o IMREA Vila Mariana, promoveu um seminário sobre o uso de estimulação pulso sônico transcraniano (TPS) com o sistema neurolith.

O seminário voltado para médicos e residentes, contou com a participação do Prof. Dr. Ulrich Srick (chefe de ambulatório do centro médico Alexius/Josef Hospital de Neuss, Alemanha) e dos representantes da empresa Storz Medical, Thi- Lan Freedman e Diego Ollague.

O evento teve abertura da Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, presidente do Conselho Diretor do IMREA, que enfatizou a importância de pesquisas e tratamentos com o equipamento Neurolith: “Agradecemos a presença do Prof. Ulrich em compartilhar conosco as indicações de uso e os avanços de tecnologias como o sistema Neurolith de tratamento não invasivo para lesões encefálicas e neurológicas”, comentou a Profa. Linamara.

Os representantes da Storz Medical (empresa suíça desenvolvedora do Neurolith), conversaram com os participantes sobre pesquisas em inovação e desenvolvimento de tecnologias médicas realizadas pela empresa ao longo de sua história.

O Professor Ulrich ressaltou a importância do uso do Neurolith para tratamentos de pacientes com Alzheimer e para reabilitação de lesões pós AVC. “Como médico e pesquisador na área de psiquiatria, percebo a melhora física e cognitiva de pacientes com lesões encefálicas a partir da estimulação cerebral não invasiva e parabenizo o Hospital das Clínicas pelo pioneirismo do investimento em inovações de tratamentos não invasivos, complementou o Prof. Urich.

O seminário foi precedido de uma visita institucional no IMREA Vila Mariana com o Professor Ulrich e os representantes Thi- Lan e Diego Ollague, acompanhada pelo Dr. Gilson Tanaka Shinzato, médico fisiatra do IMREA.

Confira as fotos:

neuropeq2.jpg

O Prof. Dr. Ulrich Srick durante o seminário sobre o Neurolith.


neuropeq1.jpg

O Prof. Ulrick Srick e o Dr. Gilson Tanaka Shinzato durante o seminário.


neuropeq3.jpg

Da esquerda para à direita: O representante da Storz Medical, Diego Ollague, o Dr. Gilson Shinzato, o Prof. Ulrich Strick e a representante da Storz Medical, Thi-Lan durante visita ao IMREA Vila Mariana.

IMREA Clínicas comemora 14 anos

No dia 13 de outubro, o IMREA Clínicas comemorou 14 anos de trabalho e empenho na reabilitação dos pacientes.

Para celebrar a data, os colaboradores promoveram uma comemoração, com direito a bolo especial e "Parabéns" a todos que contribuem para a qualidade e excelência dos atendimentos e fazem parte desta história de sucesso.

Estiveram presentes na comemoração a Diretora Executiva do IMREA, Dra. Margarida Harumi Miyazaki e a Diretora Médica da Unidade Clínicas, Dra. Mariana Cavazzoni de Lima Carvalho.

"Comemoramos mais um ano de um trabalho de excelência na reabilitação de grande importância para o complexo HC. Parabéns a todos os colaboradores, pacientes e cuidadores que engrandecem nossa trajetória de sucesso! ", comentou a Dra. Mariana.

Confira as fotos:

 

clinicas_peq01.jpg

clinicas_peq02.jpg

clinicas_peq03.jpg

IMREA adere à campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio

Na semana de 26 de setembro, pacientes e colaboradores do IMREA participaram de atividades comemorativas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

As atividades foram programadas pelas equipes de enfermagem e psicologia com objetivo de dar visibilidade ao tema da campanha.

Os pacientes participaram de um jogo interativo com perguntas e respostas sobre prevenção, atenção e cuidados especiais em relação aos problemas de saúde mental, considerados como uma das principais causas do suicídio.

“Quando um paciente apresenta problemas de saúde mental com tendência a ideias suicidas, é de suma importância dar uma atenção especial e procurar ajuda de um profissional em tempo hábil. Precisamos romper a ideia de que suicídio é um tabu e evitar o seu acontecimento”, comentou Antenor Bispo dos Santos Silva, enfermeiro do IMREA.

“Essa atividade nos chamou atenção  em relação à conscientização da importância da prevenção ao suicídio principalmente no cenário que estamos enfrentando hoje após a pandemia da Covid-19”, completou a paciente Sandra de Souza Gomes da Silva.

Para colaboradores, foi programada a palestra: “Setembro Amarelo: orientar para prevenir” com a coordenadora do Serviço de Psicologia do IMREA, Ana Clara Hara Portela sobre mitos e verdades em relação ao tema do suicídio.

“O preconceito sobre o tema é muito grande e devemos evitar ao máximo esse acontecimento levando em consideração que a maioria dos suicidas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte e que boa parte expressou dias ou semanas antes o desejo de se matar”, finalizou Ana Clara.

No término da atividade, os participantes foram convidados a deixar mensagens sobre a importância de valorizar a vida.

Confira as fotos:

 

setpeq1.jpg

setpeq02.jpg

setpeq03.jpg

setpeq04.jpg

IMREA recebe visita dos Professores do IPT e Poli/USP

Em 10 de outubro, os Professores do Instituto de Pesquisa e Tecnologia de São José dos Campos, Alessandro Guimarães e Daniel Almeida Pereira e o Professor Arturo Forner da Escola Politécnica da USP, visitaram o IMREA Vila Mariana.

Durante a visita, os Professores puderam conhecer os programas de reabilitação em ambulatório e internação, além dos equipamentos em robótica para membros superiores e inferiores.


Na ocasião, os Professores aproveitaram também para conhecer a área de Bioengenharia que desenvolve pesquisas e projetos em tecnologias assistivas para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

"O IMREA superou as nossas expectativas! Ficamos surpresos com a qualidade e com o investimento em equipamentos de robótica e em inovação em tecnologias que garantem a qualidade dos atendimentos”, comentou o Prof. Alessandro.


A visita foi acompanhada pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA, pelos engenheiros da área de Bioengenharia, Eduardo Iglesias Yamanaka e Daniel Tamashiro e pelo responsável de cooperação internacional e apoio à pesquisa e inovação, Vinicius Delgado Ramos.

Confira as fotos:

visita_iptpeq1.jpg

distirtopeq6.jpg

visita_iptpeq2.jpg

Legenda das fotos: a Profa. Linamara Rizzo Battistella com os Professores do IPT: Alessandro Guimarães e Daniel Almeida Pereira, com o Professor Arturo Forner da Escola Politécnica da USP , com os engenheiros do IMREA: Eduardo Iglesias Yamanka e Daniel Tamashiro e com o colaborador de cooperação internacional e apoio à pesquisa do IMREA, Vinicius Delgado Ramos.

IMREA e Distrito Inova HC promovem debate sobre Inovação em Tecnologias Assistivas

Em 9 de setembro, aconteceu o 2º encontro do projeto Conversando sobre Inovação e Inclusão, do IMREA em parceria com o Distrito Inova HC. Desta vez, o evento apresentou o tema "Tecnologias Assistivas: inovação em equipamentos projetados para melhora da qualidade de vida da pessoa com deficiência".

Participaram como convidados do evento os pesquisadores  Daniel Tamashiro e Eduardo Inglez Yamanaka, engenheiros, Simone Oshiro, terapeuta ocupacional e o Dr. André Sugawara, médico fisiatra. Todos atuam com Bioengenharia no IMREA

Dr. André Sugawara destacou a importância do investimento em tecnologias assistivas por parte dos países nos quais a população é considerada com renda média. “Hoje, países com renda média que investem em tecnologias assistivas contribuem de forma significativa para a melhora da qualidade de vida de crianças e adultos com deficiência, sem acesso a certos equipamentos necessários para devolução de suas funções”, comentou o médico.

Durante o debate os profissionais apresentaram os principais projetos de pesquisas em tecnologias assistivas desenvolvidos pelo IMREA e pela Rede Lucy Montoro, como eletroestimulação com acompanhamento remoto e um exoesqueleto robótico que permite a melhora da marcha do paciente de acordo com protocolos e parâmetros pré-estabelecidos, entre outras novidades.

“As tecnologias desenvolvidas na Rede Lucy Montoro são provenientes de demandas da equipe assistencial com objetivo de buscar soluções para problemas apresentados nos atendimentos aos pacientes. Além do suporte dado às equipes, buscamos no mercado tecnologias existentes passíveis de adaptação para serem aplicadas na reabilitação”, completou Daniel Tamashiro.

“Excluir pessoas com deficiência do acesso a essas tecnologias têm um custo muito maior que reabilitá-las. O acesso às tecnologias inovadoras de tratamentos possibilita a quebra de preconceitos e a construção de estruturas adaptadas que contribuem para uma sociedade mais inclusiva”, concluiu o Dr. Sugawara.

Confira as fotos:

 

distirtopeq6.jpg

distiritopeq5.jpg

distiritopeq4.jpg

distritopeq2.jpg

distritopeq1.jpg

IMREA Vila Mariana recebe a visita do Senador José Serra

Em 30 de agosto, o Senador José Serra visitou o IMREA Vila Mariana.

Durante a visita, o Senador conheceu os programas de reabilitação em ambulatório e internação e as tecnologias robóticas voltadas para membros superiores e inferiores, além do laboratório de análise tridimensional de marcha.

O Senador aproveitou também para conhecer os equipamentos voltados para tratamentos de dores incapacitantes e a área de Bioengenharia que desenvolve pesquisas e projetos em tecnologias assistivas para melhora da qualidade de vida dos pacientes.

"Tive a oportunidade de  participar da inauguração desta Unidade em 1975 e hoje percebo o quanto ela cresceu e evoluiu na qualidade dos tratamentos oferecidos à pessoa com deficiência. Um verdadeiro exemplo de orgulho  na saúde pública do Brasil", comentou o senador.

A visita foi acompanhada pela Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella (Presidente do Conselho Diretor do IMREA) que agradeceu a visita do Senador: "Agradecemos a vinda do Senador hoje em nosso Instituto porque sabemos que sua participação na política visa construir e fomentar políticas públicas que prezam pela saúde dos brasileiros", finalizou a Profa. Linamara.

Confira as fotos:

 

serrapeq1.jpg

serrapeq2.jpg

serrapeq3.jpg

Vereadora Carlinda Tinoco visita o IMREA Vila Mariana

No dia 01 de setembro, a vereadora Carlinda Tinoco (câmara municipal de Guarulhos) visitou o IMREA Vila Mariana.

Durante a visita, a vereadora conheceu os programas de reabilitação em internação e ambulatório, bem como as tecnologias robóticas e assistivas que contribuem para a qualidade de vida dos pacientes.

A vereadora aproveitou para conhecer também os projetos de pesquisas em tecnologias e inovação voltadas para reabilitação, o laboratório de análise tridimensional de marcha e os diversos tratamentos oferecidos para dores incapacitantes.

“Temos a Rede Lucy Montoro como referência em reabilitação no Estado de São Paulo e exemplo para os Centros de Reabilitação municipais que prestam atendimento à pessoa com deficiência de maneira qualificada e humanizada”, comentou a vereadora.

veradora_pequ2.jpg

Legenda da foto: a vereadora Carlinda Tinoco (ao centro) e suas assessoras durante visita ao IMREA Vila Mariana.

Subcategories