facebooktwitter

Rede Lucy Montoro dá dicas de prevenção de acidentes para idosos

Ter maior atenção aos móveis e objetos de casa pode evitar quedas de idosos

Diminuição da visão e da audição, alteração de equilíbrio e deformidade dos pés são algumas das conseqüências do envelhecimento que podem ser responsáveis por grande parte dos acidentes domésticos envolvendo idosos. Segundo a fisioterapeuta da Rede de Reabilitação, Maria Cecília Moreira, algumas precauções podem ser tomadas para prevenir as quedas em casa. “No banheiro, a preferência por tapetes emborrachados antiderrapantes, boa iluminação e a presença de barras de apoio laterais e paralelas ao vaso podem garantir maior segurança ao idoso”, exemplifica. Ela lembra que as barras de apoio também são indicadas para o box, de preferência, de cortina e não de vidro.

Independente do cômodo é importante que se evite encerar o chão e que o idoso use sapatos com solado antiderrapante. “Nos quartos, é ideal que a cama não seja muito baixa e o colchão mole, para evitar as dores nas costas e a dificuldade em se levantar. A regra é a mesma para os sofás”, alerta Maria Cecília. Outra dica é ter um abajur ao lado da cama e nunca levantar no escuro.

Apesar das dicas, a fisioterapeuta afirma que é fundamental que o idoso visite seu geriatra regularmente, participe de atividades físicas aconselhadas pelo médico, reduza a ingestão de bebidas alcoólicas e tenha maior atenção aos exames oftalmológicos. “Tomar os medicamentos nos horários corretos e da forma como o médico receitou é importante para qualquer tratamento”, lembra Maria Cecília.