facebooktwitter

IRLM realiza ação terapêutica com pacientes de reabilitação infantil

Crianças tomam contato com plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na horta da Unidade Morumbi do Instituto

Entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) realizou, na unidade do Morumbi, a atividade “Boas-vindas à Primavera” com os pacientes dos programas de reabilitação infantil. A atividade interdisciplinar aconteceu na Horta Terapêutica, novo recurso de educação nutricional do Instituto.

Todos os pacientes do programa de reabilitação infantil que passam ou tivessem passado pelo Serviço de Terapia Ocupacional ou Fisioterapia puderam participar, independentemente da condição motora. Os pacientes mais comprometidos motoramente tiveram a devida assistência durante a atividade.

A ação teve o objetivo de apresentar as plantas alimentícias não convencionais (Pancs), orientar sobre hortas urbanas e as possibilidades de cultivo de outros temperos, possibilitar experiências sensório-motoras durante o processo de reparo do canteiro, semeadura, colheita e orientações nutricionais.

“A atividade abordou vários aspectos importantes para a reabilitação. Foi possível trabalhar postura em pé e sentado, trocas posturais, função uni e bimanual, questões sensoriais por conta das diferentes texturas e planejamento motor, pois existe uma sequência para montar os canteiros. Além disso, as plantas escolhidas para IRLM realiza ação terapêutica com pacientes de reabilitação infantil Crianças tomam contato com plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na horta da Unidade Morumbi do Instituto plantio foram temperos e plantas alimentícias não convencionais, o que estimula uma alimentação saudável. Muitas mães se interessaram em fazer esse cultivo em casa. E as crianças se divertiram bastante e estavam muito motivadas, aspecto fundamental na reabilitação”, explicou a Dra. Glaucia Alonso, médica fisiatra do Ambulatório Infantil do IRLM.

A ação foi idealizada pelo Serviço de Nutrição em parceria com os Serviços de Terapia Ocupacional e Fisioterapia. “Essa atividade é importante primeiramente porque possibilita a vivência de contato com terra e plantas, permitindo a avaliação e a orientação das famílias quanto aos aspectos sensório-motores da atividade. Quanto aos aspectos nutricionais, foi possível orientar o uso de temperos naturais, cultivo de plantas comestíveis e difusão do conceito de horta urbana. O vínculo com os terapeutas e com a instituição também foi fortalecido, além de mostrarmos para as famílias que os pacientes são capazes de muito mais do que se imagina”, afirmou Luiz Henrique Barroso dos Santos, nutricionista do Ambulatório Infantil do IRLM.

Segundo os profissionais, os pacientes e familiares que participaram mostraram-se participativos e satisfeitos com a possibilidade de realizar um dia de terapia diferente do habitual. “Muitas famílias relataram que a atividade foi algo novo na vida da criança, pois nunca haviam tocado em terra ou plantas antes. Percebemos a curiosidade das crianças com tudo que estava sendo apresentado e, na sua maioria, gostaram muito da experiência proporcionada. Algumas famílias já replicaram a atividade em casa na mesma semana”, finalizou o nutricionista.

horta ffm 01

horta ffm 02

 

Fonte: Jornal da FFM - Ano XIX - Nº 117 - Outubro de 2021