Palestrantes

Allan Rogers Venditi Beas

- Fisioterapeuta: - Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). - Especialista em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). - Formação em Avaliação e Tratamento do Paciente Adulto com Disfunção Neurológica, Conceito Bobath - International Bobath Instructors Training Association (IBITA) - Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde – Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Especialista em Administração em Saúde - Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (PROAHSA) - Ex-Fisioterapeuta da Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD/Ibirapuera Atualmente: - Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação – Rede de Reabilitação Lucy Montoro - Fisioterapeuta Referência do Treino de Marcha Robotizada G-EO System - Docente e Supervisor dos Cursos de Pós-Graduação: - Especialização em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – HCFMUSP - Residência Multiprofissional em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – Faculdade de Medicina da USP.

Ana Clara Portela Hara

Psicóloga. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2001). Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2003). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013). Atualmente é Coordenadora do Serviço de Psicologia do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Possui experiência na área de Psicologia da Reabilitação, Neuropsicologia e Reabilitação Neuropsicológica, atuando principalmente nas seguintes áreas: lesões encefálicas adquiridas, doenças vasculares e demências.

Andrea Batista Rosa

Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HC FMUSP desde 1993, formada pela Faculdade do Clube Náutico Mogiano. Supervisionou alunos do 4º ano do Curso de Fisioterapia da FMUSP na disciplina Prática Clínica IV: Fisioterapia em Ambulatórios Didáticos e alunos do Programa de Aprimoramento Profissional: Fisioterapia em Reabilitação do Portador de Deficiência Física Incapacitante. Ministrou aulas em vários encontros e treinamentos práticos sobre Transferências Posturais.

Andréa Thomaz Viana

Médica Fisiatra pela Faculdade de Medicina da FMUSP MBA em Gestão de Saúde pela FGV Médica do Grupo de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação do IMREA

Andre Sugawara

Médico Fisiatra e trabalha no Instituto de Medicina Física e Reabilitação e no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, em serviços de internação e ambulatório. Ele é Secretário da Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação e ex-Secretário Geral da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Instrutor do Pacote de Treinamento em Serviços para Cadeiras de Rodas pela Organização Mundial da Saúde.
Physiatrist and serves at the Physical and Rehabilitation Medicine Institute and the Trauma and Orthopedics Institute of the University of Sao Paulo General Hospital, and the Sao Paulo State Civil Servant Hospital, at in- and outpatient services. He is the Secretary of the Sao Paulo Physical and Rehabilitation Medicine Association and former Secretary General of the Brazilian Physical and Rehabilitation Medicine Association. He is a trainer of WHO Wheelchair Service Training Package.

Antenor Bispo dos Santos Silva

Especialista em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e Docente para o Ensino de Enfermagem em Nível Técnico e Superior pela Universidade Nove de Julho (2016), responsável pela Educação Continuada da Enfermagem do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA), Enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do IMREA, Docente do Curso de Formação para Cuidadores de Idosos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo desde 2007 tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Reabilitação Física a 8 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: acidente vascular encefálico, lesão medular, amputados, paralisia cerebral, neuromodulação, eletroestimulação, incontinência urinária, qualidade de vida, Medida de Independência Funcional, constipação intestinal, resiliência, autocuidado, autonomia, independência, adaptação cultural.

Bruna Dias de Magalhães

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013. Aprimoramento e Especialização em terapia ocupacional em Reabilitação Física pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), 2015. Atualmente terapeuta ocupacional do Instituto de Medicina Física e Reabilitação Lucy Montoro, unidade Morumbi, com atuação em reabilitação a pacientes com lesão encefálica, amputação e lesão medular. Experiência em avaliação e confecção de órteses de membros superiores e adequação postural em cadeira de rodas.

Camila de Freitas

Graduação em Terapia Ocupacional. Ano de início: 2010 Ano de conclusão: 2013 Instituição de Ensino: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Campus Baixada Santista Aperfeiçoamento em Reabilitação Física – Terapia Ocupacional Início: 03/02/2014 Término: 19/12/2014 Local: Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD – Ibirapuera – SP Especialização Saúde do Idoso: Abordagem Interdisciplinar Ano de início: abril de 2015 Ano de conclusão: dezembro de 2016 Instituição de Ensino: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP / Campus Baixada Santista Experiência profissional Terapeuta Ocupacional na rede Lucy Montoro de Reabilitação – Campinas, SP, desde Janeiro de 2015 Terapeuta Ocupacional na Empresa de Home Care “Saúde Home Care”, desde Março de 2015

Celso Vilella Matos

Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Unifesp. Título de especialista em Medicina Física e Reabilitação pela ABMFR. Diretor técnico do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Santos. Médico fisiatra adjunto do setor de bloqueio químico Unifesp.

César Abreu Akiho

Médico Fisiatra Atendimento médico e hospitalar Atual 1. Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, 2. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 3. ActMed Anterior 1. Instituto Abathon Medicina e Saúde, 2. Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação, 3. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina FMUSP Formação acadêmica 1. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Cristiane de Melo Pereirinha

Terapeuta ocupacional do instituto de reabilitação lucy montoro unidade sao jose do rio preto Aperfeiçoamento em terapia ocupacional hospitalar TÉCNICA em ótica Atuação direta em reabilitação física e visual.

Cristiane Vieira Cardoso

Formação em Educação Física pela Universidade do Grande ABC. Especialista em Fisiologia do exercício e biomecânica do aparelho locomotor. Responsável pelo Serviço de Condicionamento Físico do IMREA-Lapa. Experiência em natação adaptada, condicionado físico para grupos especiais, deficientes físicos e desenvolvimento motor para pessoas com Síndrome de Down.

Daniel Rúbio de Souza

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), é especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Atua como Diretor Médico no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, bem como Médico Fisiatra no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP).

Denise Vianna Machado Ayres

Fisioterapeuta especialista em Neurologia pela Universidade de São Paulo. Chefe do Serviço de Fisioterapia do IMREA do HCFMUSP. Supervisora de estágio dos alunos de graduação em Fisioterapia da USP, aprimorandos e residentes multiprofissionais em Fisioterapia na reabilitação da pessoa com deficiência.

Diovana Arlete Pinheiro

Fisioterapeuta
Crefito 3 – 37.630
Experiência Profissional
Junho 2009~Atual: Fisioterapeuta no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro Morumbi- HCFMUSP
Atuação: Internação e Ambulatório de Disfunções Ortopédicas, Neurológicas e Amputados.
Jornada: 07h00 / 13h00
Junho 2001~ Junho 2009: Fisioterapeuta da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas (DMR-HCFMUSP) – Unidade Umarizal.
Atuação: Ambulatório de Disfunções Ortopédicas e Neurológicas em Adultos.
Supervisora do Curso Avançado de Fisioterapia em Reabilitação Física.
Junho 2000~Maio 2001: Fisioterapeuta do hospital e Maternidade Family / São Paulo.
Atuação: Ambulatório, Enfermaria, UTI, Adulto e Pediatria.
Títulos
Titulo de Doutora de Acupuntura em Qualificação Internacional realizado pela Federação Mundial da Sociedade de Medicina Chinesa (WFCMS), China 2005.
Especialista em Fisiologia do Exercício, treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento. FMUSP.
Formação Acadêmica
Graduada em nível superior.
Curso de Fisioterapia (1995~1999). UNIMAR – Universidade de Marília – Marília, SP.

Edna Aparecida Bispo

GRADUAÇÃO Licenciatura Plena em Educação Física Universidade Santo Amaro – 1997.
PÓS-GRADUAÇÃO
•Especialização em Fisiologia do Exercício Centro de Estudo de Fisiologia do Exercício – UNIFESP 2000
• Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento. Instituto Biodelta de Ensino e Pesquisa – 2009
• Profissional de Educação Física em Reabilitação Física IMREA- Instituto Rede Lucy Montoro De Agosto de 2002 até a presente data.

Elisangela Pinto Marinho de Almeida

Médica Fisiatra do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Hospital Sírio Libanês Doutorado em Ciências pela FMUSP.

Elizabete Tsubomi Saito Guiotoko

Médica Fisiatra do Instituto de Medicina Física e Reabilitação IMREA - HCFMUSP (Equipe Infantil e Lesão Medular) e médica Fisiatra da AACD (Equipe de Paralisia Cerebral e Mielomeningocele). Médica responsável pela equipe de basquetebol de cadeira de rodas do Aedrehc.

Elizabeth Mendes da Silva

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo (2010). Especialista em Fisioterapia em Neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2013). 2012- Atual: Fisioterapeuta do Ambulatório de Bloqueio Neuroquímico com toxina botulínica na espasticidade e nos distúrbios do movimento e na Reabilitação Neurológica Ambulatorial no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas (IMREA- HCFMUSP). Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinesioterapia, eletroestimulação, acidente vascular encefálico, espasticidade, doenças neuromusculares, funcionalidade.

Erica Cristina da Silva Tazinaffo

Fisioterapia – FUNEC/ FISA – Santa Fé do Sul/SP – 2001 PÓS GRADUAÇÃO -Ortopedia e Traumatologia -Saúde da família -Ergonomia e Ginástica Laboral -Reeducação Postural Global -Pilates Clinico e Treinamento Funcional Atua como Fisioterapeuta na Rede de Reabilitação Lucy Montoro Unidade de Fernandópolis- SP. Atua como Fisioterapeuta na Clínica de Fisioterapia/ Pilates e Treinamento Funcional- Bem Estar em Fernandópolis-SP.

Erica Guerra Martins

Graduada em Enfermagem pela Universidade Paulista - UNIP (2008). Especialista em Gestão em Enfermagem - UNIFESP (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2014). Mestra em Engenharia Biomédica - UNICASTELO (2013). Atuou como Enfermeira na Universidade Paulista e posteriormente como Docente do Curso de Enfermagem na mesma Instituição- UNIP. Atualmente Enfermeira representante do serviço de Enfermagem no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos - CRLM.

Fernanda Roberta Gomes

Nutricionista – Instituto de Reabilitação Lucy Montoro – São José do Rio Preto; Graduada em Nutrição – UNIRP Centro Universitário de Rio Preto; Pós-Graduada em Segurança Nutricional e Qualidade dos Alimentos – Universidade Gama Filho e em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial – AVM Faculdade Integrada.

Flávia Aparecida de Paula Fujarra

Terapeuta Ocupacional - UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba Especialização: Terapia Ocupacional uma visão dinâmica aplicada à Neurologia Terapeuta Ocupacional no Centro de Reabilitação Lucy Montoro São José dos Campos

Francisco Valdez Santos de Oliveira Lima

Fisioterapeuta graduado pela Universidade Estadual da Paraíba Especialista em Fisioterapia em Cirurgia Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia Mestre em ciências e tecnologias em saúde pela Universidade de Brasília Doutorando em ciências e tecnologias em saúde pela Universidade de Brasília Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP.

Gabriela Rodrigues Nunes de Oliveira

Fonoaudióloga graduada na Universidade de São Paulo em 2010. Realizou aprimoramento em Fonoaudiologia Hospitalar em funções orofaciais no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP em 2012 e está realizando aprimoramento de Fonoaudiologia em Neuro Reabilitação. Atualmente é Fonoaudióloga do Instituo de Reabilitação Lucy Montoro.

Gabriella Souza Naves

Médica fisiatra assistente no IMREA , unidade Lapa, coordenando a reabilitação da equipe de doenças neurodegenerativas. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com residência médica em Fisiatria pela mesma instituição. Com pós graduação em medicina esportiva e acupuntura, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões diversas, principalmente as ligadas a dor crônica e ao atendimento de atletas no instituto Compasso. Atua gerenciando equipes multidisciplinares na reabilitação de pacientes de alta complexidade.

Gemal Emanuel Pirré

E-mail: [email protected] Fisioterapeuta do IMREA - Rede Lucy Montoro - Morumbi, desde 2006. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA – Santos). Aprimoramento Profissional em Fisioterapia em Reabilitação do Paciente Portador de Deficiência Física Incapacitante financiada pela FUNDAP, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. De fevereiro de 2006 até março de 2007. Especialização em Fisiologia do Exercício na saúde, doença e envelhecimento pelo CECAFI da Universidade de São Paulo. De março de 2008 até fevereiro 2009. Curso de Treinamento avançado em terapia de reabilitação Robótica com Lokomat, pela Hocoma na Rede Lucy Montoro – Morumbi em Outubro de 2012. Curso Nacional de Capacitação em Pesquisa Clínica, pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde, de 01 de Setembro de 2009 a 01 de Julho de 2010, 120 horas. Avaliação e adequação postural em cadeira de rodas, pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HC-FMUSP, de maio a agosto de 2007, 33 horas.

Isabel Chateaubriand Diniz de Salles

Graduada em Medicina (1996) e especialista em Medicina Física e Reabilitação (2000) pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Mestre em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (2014). Certificação de atuação na área de Dor, conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB - 2012). Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Fisiatria/Reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação neurológica, ortopédica e dor.

Ivana Mara Rodrigues da Silva

Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP, com Especialização em Administração de Serviço em Saúde/Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (USP). Atuando, desde 2015, como Assessora Técnica do Conselho Diretor e da Diretoria Executiva do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para os assuntos relacionados ao Planejamento e a Gestão. Coordenou Núcleo de Planejamento Estratégico e Gestão do Gabinete do Secretário da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo no período de 2011 a 2014. Coordenou também o Núcleo de Planejamento e Gestão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no período de 2007 a 2010. Atuou como Diretora de Divisão no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no período de 1989 a 2003.Como voluntária, Coordena o Núcleo Técnico da Rede QPC (Qualidade, Produtividade, Competitividade) da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) há três anos. Durante esse mesmo período, atuou como membro do Núcleo Técnico – Critérios de Excelência da mesma FNQ. Faz instrutoria na área da gestão para a FNQ e é examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade desde 1998, atuando como Coordenadora e/ou Examinador Sênior desde 2007.

Juliano Aparecido Pires

Formação Acadêmica Fisioterapeuta Posição atual na Instituição: Fisioterapeuta Preceptor da Residência em Reabilitação Física Nome da Instituição: Instituto de Reabilitação Lucy Montoro – São José do Rio Preto / SP Graduação UNIMAR – Universidade de Marília Graduação obtida: Fisioterapia Cidade e País: Marília / Brasil Ano de Graduação: 2009 Pós-graduação/ Especialização/ Treinamentos Nome da Universidade/ Instituto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) Cidade e País: São José do Rio Preto, São Paulo – Brasil Qualificação: Fisioterapeuta Especialista em Músculo-Esquelética -Data do curso: 2010-2011 Nome da Universidade/ Instituto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) Cidade e País: São José do Rio Preto, São Paulo – Brasil Qualificação: Aperfeiçoamento Fisioterapia em Neurocirurgia Data do curso: 2010 Nome da Universidade/ Instituto: Rede Sarah Cidade e País: Brasília – Brasil Qualificação: Treinamento Data do curso: 2015 Licença Profissional Número: CREFITO-3: 150259 Experiencia Anterior- Cargo: Fisioterapeuta – supervisor Data:2015-2015Instituição/ Organização: UNIP – Universidade Paulista Cidade e país: São José do Rio Preto, SP

Katia Lina Miyahara

Médica Fisiatra, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ SP. Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, realizou Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ SP. MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/ SP de 2010 a 2015. Atua como Diretora Médica do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro – Unidade Morumbi e na Diretoria Médica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação – IMREA HCFMUSP – Unidade Umarizal.

Liliana L. Jorge

Mestre pelo Programa do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), cursa Doutorado em Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. É monitora do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (FMUSP), bem como Médica Fisiatra e acupunturista no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e Hospital Albert Einstein.

Linamara Rizzo Battistella

Médica Fisiatra Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pesquisa da USP – NAP e NARLE - Novas Abordagens em Reabilitação de Lesões Encefálicas, Aplicações, Desenvolvimento e Avaliação; Presidente Honorária da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Luciana Delboni Taricco

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2004). Programa de residência em clínica médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, no período de fevereiro de 2005 a janeiro de 2007. Possui título de Especialista em Clínica Médica. Especialização em Medicina Física e Reabilitação na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD-SP) em janeiro de 2009. Aprovada na 39 Exame para Concessão de Titulo de Especialista em Medicina Física e Reabilitação em 2009. Colaboradora do IMREA como medica fisiatra desde 2009.

Luciana Dotta

Medica fisiatra formada pelo HCFMUSP Chefe da retaguarda de reabilitação e corrdenadora do grupo de dor e cuidados palaitivos do hospital infantil Sabara Medica integrante do grupo de Dor do hospital Santa Catarina Medica fisitra do Instituto Lucy Montoro - unidade Mogi Mirim Membro da direitoria da Sociedade Brasileira de Medicina Fisica e reabilitação

Luciana Maluf

Psicóloga. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formada em Neuropsicologia pelo Instituto Pieron de Campinas. Psicóloga da Rede de Reabilitação Lucy Montoro / Boldrini - unidade Campinas.

Marcel Simis

Pós-doutorando FMUSP Médico pesquisador do IMREA HC FMUSP Pós-doutorado Harvard Medical School

Marcello Santos Pinheiro

Graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), urologista do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Marcelo Alves Mourão

MÉDICO FISIATRA DO IMREA-HCFMUSP / REDE LUCY MONTORO. ATUAÇÃO EM LESÃO MEDULAR, REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA E PROJETOS DE PESQUISA.

Marcelo Riberto

Prof. Dr. Marcelo Riberto Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Presidente da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.

Marcio Nagashima

Fisioterapeuta. Pós – Graduado em Fisioterapia em Reabilitação do Portador de Deficiência Física Incapacitante, Pós – Graduado em Acupuntura, Pós – Graduado em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Graduado pela USP – RP. Atuação como fisioterapeuta no Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) – Unidade Lapa – do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e fisioterapeuta do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – Unidade Regional Franco da Rocha.

Maria Angela de Campos Gianni

Medica fisiatra do grupo infantil do IMREA - IRLM - unidade Morumbi e Vila Mariana Secretaria da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral (2012 - 2016) Fellow do Grupo de Espasticidade do serviço de neurologia da NYU - Dr Rick Abbot

Maria Angélica Ratier Jajah Nogueira

MÉDICA FISIATRA Diretora Técnica do CRLM-SJC-Centro de Reabilitação Lucy Montoro- São José dos Campos de Setembro de 2011 até o momento. Coordenadora da COREME- Comissão de Residência Médica do CRLM- SJC. Coordenadora do Ambulatório de Toxina Botulínica da Casa da Mãe Taubateana. Pós Graduada em Executivo em Saúde pela FGV.

Maria Cecilia dos Santos Moreira

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (2003) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/ SP). Diretora do Serviço de Fisioterapia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP (IMREA-HC/FMUSP); Coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional: “Fisioterapia em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física” e do Programa de Residência Multiprofissional em “ Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física Incapacitante – Fisioterapia”

Maria Cristina Vitti Vieira

Psicóloga, CRP 06/28317, formada pela PUC São Paulo. Especializada em Psicologia clínica e Hospitalar. Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi psicóloga do IMREA - HCMUSP, de 1991 a 1998. Atualmente atende em consultório particular e é psicóloga da Rede Lucy Montoro - Unidade São José do Rio Preto

Mariane Tateishi

CRM (SP): 111.955 Formação profissional Formada em Medicina Humana pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp) no ano de dezembro de 2003; Residência em Medicina Física e Reabilitação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) concluida em janeiro de 2008.
Títulos, cargos e filiações Título de especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR) no ano de 2008; Médica fisiatra assistente no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) desde 2008 até o presente momento; Médica Fisiatra do Corpo Clinico do Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Hospital Sírio-Libanês desde 2011 até o presente momento.
Principais áreas de atuação Clínica de amputados; Medicina preventiva/check-up; Podobarometria computadorizada; Dor; Oficina ortopédica (órteses, próteses e meios auxiliares de marcha); Centro de tecnologia de cadeira de rodas.

Mariela Senas

Enfermeira. Especialista na área de Gestão em Enfermagam pela UNIFESP (2010). Especialista em Dermatologia pela UNESA (2014). Atuo como presidente da Comissão de Curativos no IRLM unidade Morumbi. Responsável pelo setor de Reabilitação Vesical através de Eletroestimulação e Biofeedback. Atuo no setor da internação através da avaliação de pacientes pela Comissão de curativos, no ambulatório de curativos e no ambulatório infantil.

Marina da Paz Takami

Graduada pela Universidade Paulista, fisioterapeuta do Laboratório de Análise de Movimento do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP.

Marta Imamura

Coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas (IMREA HC FMUSP), Rede Lucy Montoro. É Chefe de Sessão Técnica na Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP.

Nathalia Borlini Silva

Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Lucy Montoro - Unidade de São José dos Campos. Especialista em Fisioterapia na Reabilitação do Paciente Grande Incapacitado pelo HC/FMUSP.

Pablo Carvalho Pires de Almeida

Graduação: FUNEC - FISA - Santa Fé do Sul / SP Especialização: Irmandade da Santa casa de Misericórdias de São Paulo / SP Experiência Profissional: Docência Universitária - Fundação Educacional de Fernandópolis / SP Docência Universitária - Centro Universitário de Votuporanga / SP Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Fernandópolis / SP Fisioterapeuta do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis / SP

Poliana Tange Santos

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2010. Especialização em “Neurologia Clínica” pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – a concluir em 03/2017, Formação no Conceito Bobath – Básico. Terapeuta Ocupacional no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/Rede Lucy Montoro, desde 2014.

Rafael Martins Vallim

Especialização em Fisioterapia Cardiorespiratória pela FAMERP. Especialização em Fisioterapia Oncológica pela PUC MINAS. Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela USCS. Especialização em Gestão Empreendedora pelo SENAC. Coordenador de Fisioterapia no Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Mogi Mirim/Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

Rebeca Boltes Cecatto

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1996), Especialização em Medicina Física e Reabilitação pelo HCFMUSP (2001) e pela Université René Descartes de Paris (2005), titulo de Especialista em Acupuntura e Medicina Física e Reabilitação. Em 2011 PhD pelo Depto de Neurologia da FMUSP. Atualmente desenvolvendo pós doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desde 1995 vem participando da criação, desenvolvimento e implantação de diversos protocolos assistenciais, de ensino e pesquisa vinculados a área da reabilitação no contexto da saúde pública brasileira. Atualmente é médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.Tem experiência na área atuando principalmente nos seguintes temas: medicina física e reabilitação, reabilitação de pacientes portadores de afecções neurológicas, oncológicas, dor crônica, reumatológicos, metabolismo ósseo, ortopédicos e musculoesqueléticas. Desde 2010 vem participando do projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) realizando revisões sistemáticas da literatura para composição de Diretrizes em Medicina de Reabilitação a serem implantadas no SUS brasileiro, muitas destas já divulgadas pela AMB ou publicadas na literatura científica médica. Em 2014 teve a oportunidade de participar do ciclo de simpósios em saúde pública promovido pelo HCFMUSP. Membro da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR), da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISPRM), da Sociedade Brasileira de Estudos da Lesão Medular (SOBRALEM), da Sociedade Paulista de Medicina Física e Reabilitação (SPMFR), da Canadian Neuroscience Society, da Société Française de Médecine Physique et de Réadaptation (SOFMER), da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC) e da International Society of Neuromodulation (ISN). Participante permanente do Forum online de discussão da WHO and UN tema Disability and Rehabilitation / The World We Want. Vem desenvolvendo também desde 2006 linha de pesquisa translacional em reabilitação tendo em 2013 recebido apoio financeiro para pesquisa: CNPQ (coordenador do projeto) processo 401459/2013-6. Em 2015 membro convidado para colaborar na elaboração do capítulo Aging Reabilitation do Manual de Reabilitação da WHO 2015. Em agosto de 2014 participou dos Grupos de Trabalho de Unidade Curricular da nova estrutura curricular do Curso de Medicina da FMUSP, sob coordenação da Prof Linamara Rizzo Battistella disciplina de Princípios da Fisiatria.

Regina Chueire

Renato Silva Martins

Médico fisiatra do IMREA HCFMUSP / Rede Lucy Montoro

Ricardo Kimura

Título de Especialista Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação Abril 2012 Residência médica Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Programa de Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação. Curso Superior Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Curso: Medicina Cursos Principles and Practice of Clinical Research Harvard Medical School Curso Teórico de Capacitação em Reabilitação de Amputados Fundação Faculdade Medicina – Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.

Rosana Ap. de Freitas Lopes

Nutricionista formada em 2000 pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru. Pós graduada em Nutrição Hospitalar e Mestre em ciências médicas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua no Imrea desde 2005.

Sandra Regina Schewinsky

Especialista em Psicologia Hospitalar, é Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade São Marcos e Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Responsável pela área no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (IMREA HC FMUSP). Também atua como neuropsicóloga no Hospital Sírio Libanês.

Sonia Akopian

Sonia da Silva Andrade

Fisioterapeuta formada pela UNISA (Universidade de Santo Amaro) no ano 2000, e Pós-Graduada em Fisioterapia Aquática pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) no ano de 2005. Possui formação nos Cursos Bobath Básico e Avançados, entre outros. Atuou como fisioterapeuta no setor de Fisioterapia Aquática da AACD por 06 anos, e por 01 ano na Clínica de Habilitação Morumbi. Trabalha no serviço de Fisioterapia da Rede Lucy Montoro - IMREA, desde 2014. Já participou como palestrante em diversos cursos, Simpósios e Congressos, sobre a Fisioterapia Aquática no atendimento do paciente neurológico.

Vera Lucia Rodrigues Alves

-Mestre e Doutora em Psicologia Social -Especialista em Reabilitação -Coordenadora e Docente do "Curso de Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar em Reabilitação" -Diretora de Serviço de Psicologia e Inclusão e Apoio Social - IMREA - HCFMUSP

Vitor Eduardo Politzer Telles

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/SP. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/SP. MBA Executivo em Gestão Empresarial pela ESIC Business & Marketing School de Curitiba/PR. Mestrado em Ciências Médicas (área de Educação e Saúde) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/SP. Médico Coordenador Clínico do Lucy Montoro Pariquera-açu.

Vivian Daniella Barboza Vicente

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade de Sorocaba (UNISO), em 2004. Especialização “Terapia Ocupacional em Reabilitação” pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2005. Formação no Conceito Bobath – Básico e Avançado (Abordagem em Ataxia e Superfícies Móveis); Treinamento para aplicação de Terapia de Contensão Induzida (T.C.I); Treinamento Prático/ Avançado na tecnologia In Motion Robots for Rehabilitation; Curso Kinesio Taping (Fundamentos e Avançado). Terapeuta Ocupacional no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/Rede Lucy Montoro, desde 2008.

Viviane Carolina Salles

Fisioterapeuta do IMREA Vila Mariana-Rede Lucy Montoro. Graduada pela Universidade São Judas Tadeu. Aprimoramento em Neurologia pela AACD-Ibirapuera. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

Wellington Pereira dos Santos Yamaguti

Graduação e Residência em Fisioterapia Pulmonar pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Fisioterapeuta responsável pela área de Desenvolvimento do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês. Docente e orientador permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico do Hospital sírio-Libanês.