facebooktwitter

Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. Essa função, no IMREA, é muito bem realizada pelas mulheres da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas (AVOHC).

Desde março, um novo time da AVOHC oferece, com generosidade, as próprias habilidades para ajudar a manter ainda mais excelente o cotidiano de reabilitação do IMREA.

Quem acompanha a prática diária dessas mulheres as encontra auxiliando pacientes e acompanhantes no refeitório e nos corredores. Ainda, propondo atividades enquanto os pais e as mães dos pacientes do ambulatório infantil aguardam as terapias de seus filhos. Ou, ainda, trazendo apresentações culturais para que as datas comemorativas não passem em branco no instituto. O público, formado não só pelas pessoas atendidas, mas por seus acompanhantes e também colaboradores, só agradece.

Voluntárias
O time de voluntárias do IMREA

E qual a vantagem de se voluntariar? “Ganha muito, ainda que não ganhe no sentido financeiro”, relata Maria Belkiss Lopes Clementa, 75 anos, 17 deles atuando como voluntária no Hospital das Clínicas da FMUSP. “Vale muito pela experiência.”

O relato de Belkiss, que já foi presidente da AVOHC e hoje coordena a equipe dessas voluntárias no IMREA, continua. “Me surpreende ver pacientes alegres, participando de um atendimento de ponta”, destaca. “É uma experiência nova, porque sempre vi pacientes no leito quando trabalhava nos outros institutos. Eu digo aos voluntários novos: no IMREA não temos doença, a gente vê recuperação.”

Um das outras voluntárias, Ester Takako Yasuda, 81 anos, trabalha como farmacêutica na Drogaria da família e divide sua rotina com o voluntariado. “Aqui no IMREA o pessoal faz o máximo. Não é em qualquer lugar que encontramos essa gentileza, é um outro espírito”, elogia.

Voluntárias2
As voluntárias Ester e Maria Belkiss

Com o aumento da equipe, que deve comportar onze pessoas, novos projetos começam a aparecer. As voluntárias pretendem oferecer aulas de tricô na espera dos acompanhantes. Aulas de artesanato e um carrinho de leitura, que irá circular pelos corredores com livros, revistas e até caça-palavras, também despontam como os próximos passos da equipe.

Quer ser um voluntário no IMREA? Acesse aqui para mais informações.