facebooktwitter

IMREA contribui para a formação de Instrutores em Serviços para Cadeiras de Rodas em todo o mundo

O reconhecimento ao trabalho do IMREA ganhou, mais uma vez, territórios internacionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de publicar uma série de Guias para a Formação de Instrutores dos Pacotes de Treinamento em Serviços para Cadeiras de Rodas e, para isso, os responsáveis pelo material tiveram a contribuição dos profissionais do IMREA, que já ministram esses cursos no Brasil de forma pioneira e sistemática.

Cadeira de Rodas OMSOs Guias completam um conjunto de materiais constituído por quatro módulos anteriores: os Pacotes de Treinamento em Serviços para Cadeiras de Rodas de nível Básico (1) e Intermediário (2), o curso para gestores (3) e a reunião de partes interessadas (4).

Todos esses materiais já foram traduzidos para o Português e empregados pelos profissionais do IMREA em uma série de oficinas de capacitação. Essas Oficinas iniciaram em Fevereiro de 2014, quando, em um curso realizado no IMREA, o nível Básico foi apresentado a profissionais brasileiros e africanos de Língua Portuguesa. Hoje, servem para a padronização dos serviços dos Ambulatórios de Cadeiras de Rodas de toda Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Os Guias contribuirão para a formação de novos instrutores capazes de replicar os conteúdos dos Pacotes de Treinamento e, assim, capacitar novos médicos, terapeutas, técnicos e gestores sobre como prestar melhores serviços aos usuários de cadeiras de rodas ao redor do mundo.

Confira o site da OMS (em inglês): http://www.who.int/rehabilitation/en/