facebooktwitter

Entre 3 e 4 de agosto, o IMREA esteve presente na primeira Conferência Global sobre Pesquisa, Inovação e Capacitação em Tecnologias Assistivas da Organização Mundial da Saúde (Global Research, Innovation, and Education in Assistive Technology Summit), realizada na sede da Organização, em Genebra, Suíça.

A conferência reuniu aproximadamente 200 especialistas e usuários de todo o mundo, das mais variadas áreas do conhecimento, cuja atuação possui alguma interface com as tecnologias assistivas e seus vários domínios funcionais (mobilidade, visão, audição, cognição, comunicação e ambiente).

Na oportunidade, a Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Professora Titular da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do IMREA, além de membro do Comitê Organizador da conferência, foi responsável por moderar um painel de especialistas sobre o tema “Prestação de Serviços: Perspectivas Nacionais”, que reuniu representantes do Malaui, Equador, China, Qatar e Noruega.

Além dos palestrantes convidados, foram apresentados 90 trabalhos de cerca de 60 países diferentes, dentre eles o Brasil, que foi representado por três projetos desenvolvidos pelo IMREA. Os trabalhos estavam relacionados ao auxílio à mobilidade após a hemicorporectomia, às taxas e às razões para o abandono de produtos assitivos por seus usuários, e à capacitação de médicos e terapeutas para a formação de ambulatórios de cadeiras de rodas.

As discussões se concentraram nos seguintes temas de pesquisa e de atuação da Cooperação Global pelas Tecnologias Assistivas: Produtos Assistivos; Políticas, Programas e Sistemas de Provisão de Tecnologias Assistivas; Usuários de Produtos Assistivos; Formação Profissional e Pesquisa.

ConferênciaGenebra