facebooktwitter

Desde 22 de agosto, o Serviço de Condicionamento Físico tem promovido, no IMREA Vila Mariana, as I Paralimpíadas da Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Uma maneira diferente de apresentar a prática esportiva ao paciente em reabilitação, as Paralimpíadas da Rede compreenderão quatro modalidades: vôlei sentado, bocha, tênis de mesa e arremesso de peso, sendo todos parte das modalidades oficiais dos Jogos Paralímpicos 2016.

Irão participar pacientes tanto do atendimento ambulatorial quanto da internação, em dias distintos. O intuito é integrar o processo de reabilitação ao esporte, de maneira recreativa. Além disso, promover a interação entre os participantes e estimular as práticas sociais da pessoa com deficiência.

"O principal benefício é a melhora física, como o condicionamento cardiorrespiratório, força e resistência muscular”, explicam as educadoras físicas da Rede Lucy Montoro, Priscilla Mazi e Érica de Castro Leite, autoras do projeto. “Também há a melhora na qualidade de vida e autoestima, além de estimular a autonomia e volta à vida social."

Para englobar o máximo de pacientes e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos participantes, o projeto, acompanhado pela Coordenadora do Serviço de Condicionamento Físico, Isabel Sampaio, teve cada uma das modalidades adaptadas. "A prática esportiva faz com que o paciente seja estimulado a ultrapassar limites e barreiras, sempre respeitando suas limitações, com demonstração dos valores paralímpicos: coragem, determinação, igualdade e inspiração”, apontam as educadoras físicas.

A iniciativa agradou a paciente Maria Adriana S. Queiroz, de 49 anos, que já praticou, nas Paralimpíadas da Rede, vôlei sentada e tênis de mesa. "Eu indicaria para outros pacientes. Nunca imaginei que desse para jogar sentada, só tinha jogado tênis de mesa em pé", conta Maria, que sofreu uma lesão medular e hoje é cadeirante. "Nunca parei para assistir os jogos Paralímpicos, mas agora vou assistir."

As Paralimpíadas da Rede Lucy Montoro também fazem parte das comemorações do dia do profissional de Educação Física, colaborador que tem um importante papel no programa multiprofissional em reabilitação oferecido pela Rede. Não deixe de acompanhar as imagens do evento, que terá duração de quatro semanas.