facebooktwitter

IMREA participa de simpósio internacional sobre inovação voltada à saúde e à sociedade

Estiveram presentes representantes da Autoridade de Inovação de Israel, do MaRS District de Toronto, do Instituto Karolinska de Estocolmo e da Universidade de Leiden da Holanda.

Após o simpósio, a Profa. Dra. Linamara Battistella coordenou o Grupo Temático de Trabalho que recebeu a Dra. Ora Dar, da Autoridade de Inovação de Israel. O encontro teve objetivo de esclarecer o funcionamento das políticas e programas israelenses de fomento à inovação e criar propostas para a FMUSP e o HCFMUSP. Nessa atividade estiveram presentes professores, médicos, residentes, gestores e colaboradores do IMREA, FMUSP, FAPESP, CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e PGT-USP (Núcleo de Política e Gestão Tecnológica).

Simpósio Israel

Crédito das imagens: Núcleo de Comunicação Institucional do Hospital das Clínicas

Durante as discussões do grupo, a Dra. Ora Dar revelou a existência de programas para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas no atendimento às pessoas com deficiência e o desafio de implementar essas estratégias no setor público. Para o grupo, o ponto chave é que o pesquisador, desde o início, pense no benefício do seu projeto que será gerado à comunidade como, por exemplo, a integração da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho."O impacto desses programas pode ser medido pelo benefício na sociedade", explicou a Dra. Ora Dar. Os relatórios dos Grupos Temáticos de Trabalho servirão de insumo para as atividades de planejamento, gestão e promoção da inovação na FMUSP e no HCFMUSP.

Ocorrido em 8 de março no teatro da FMUSP, o evento, aberto ao público, também trouxe alguns exemplos de inovação em saúde que já estão em desenvolvimento e utilização em outros países, como a criação de dispositivos digitais de monitoramento de saúde e doenças, além de aplicativos de pré-atendimento psicológico e acompanhamento de sono, entre outros.

Com informações da Área de Relações Internacionais e Apoio à Pesquisa do IMREA e da Agência Fapesp