facebooktwitter

Centro Lucy Montoro de Marília promove, com sucesso, curso sobre enfoque multidisciplinar na reabilitação

Foi realizado no dia 24 de novembro, o último encontro do curso semipresencial "Aprendizagem multiprofissional com enfoque multidisciplinar em reabilitação", oferecido pelo Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília (CRLM).

Inédito na região, o curso teve duração de 4 meses, com 8 encontros presenciais e uma metodologia ativa de ensino, que trabalhou as dificuldades e necessidades da atuação multiprofissional na reabilitação.

Os participantes utilizaram a plataforma de educação à distância construída especialmente para o curso (www.famema.br/ead), o que proporcionou trocas de experiências, informações, ideias e a construção dos materiais que auxiliaram no desenvolvimento do curso, facilitando as intervenções profissionais. O objetivo foi qualificar e unificar o trabalho de reabilitação dos pacientes com deficiência.

"Nossa proposta é pioneira na capacitação dos profissionais de atenção básica à saúde dos 62 municípios atendidos pelo DRS IX", explica a Diretora Técnica do Centro Lucy Montoro de Marília, Dra. Roberta Cardozo Flores. "É a oportunidade dos participantes abordarem situações vivenciadas nas unidades de trabalho, utilizando a metodologia ativa de ensino aplicada pela Famema, através de projeto encaminhado ao prêmio INOVASUS, do Ministério da Saúde", enfatiza.

INOVASUS
Em janeiro de 2017, o Centro Lucy Montoro de Marília recebeu o Prêmio INOVASUS 2015 - Gestão da Educação, como o quinto melhor projeto da Região Sudeste do Brasil.

O projeto apresentado ("Ciclo de Aprendizagem Multiprofissional e Interdisciplinar em Reabilitação") discutiu a experiência da unidade no sentido de formar laços de educação continuada e expansiva, para além dos muros do serviço especializado em reabilitação. Assim, busca-se reabilitar a pessoa com deficiência de maneira integrada, completa e participativa.

O concurso Prêmio INOVASUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). O prêmio visa reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.

Veja abaixo fotos do curso:

Curso Famema5

Curso Famema6

Curso Famema

Curso Famema4