facebooktwitter

Secretaria e Fundap convidam pessoas com deficiência para pesquisa

Objetivo é identificar os principais obstáculos à mobilidade e acessibilidade na cidade de São Paulo
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo firmaram parceria para, em 2013 e 2014, realizar a “Pesquisa e Monitoramento de necessidades junto aos usuários atendidos pela Rede Lucy Montoro de Reabilitação”. Uma das etapas da pesquisa consiste em um mapeamento dos principais problemas de acessibilidade e mobilidade encontrados na cidade de São Paulo.

Para realizar esse trabalho, a Fundap e a Secretaria estão convidando pessoas com deficiência, ou seu cuidador, para cooperar com o Governo do Estado de São Paulo na identificação das principais demandas referentes à acessibilidade. “Essa é uma oportunidade para que o poder público identifique os maiores gargalos da cidade, sob a ótica da pessoa com deficiência”, afirma Bruno Lopes Correia, coordenador da pesquisa na Fundap.

Podem participar da pesquisa pessoas com deficiência física, com vida social ativa e que vivam na capital paulista. Também é necessário que sejam pacientes ou ex-pacientes da Rede Lucy Montoro ou de outras instituições de reabilitação.

Os interessados deverão ser voluntários e terão o papel de fotografar ou filmar, ao longo de uma semana, obstáculos que atrapalhem suas rotinas, como buracos, falta de rampas, transporte público inapropriado, equipamentos sem adaptação, etc.

Para realizar o trabalho a Fundap disponibilizará ao voluntário, durante o período da pesquisa, um coletor eletrônico de dados, com o qual as fotos deverão ser tiradas. Também nesse aparelho deverá ser anotado qual foi o problema identificado em cada uma das imagens, numa espécie de legenda. A Fundap também se responsabiliza por capacitar o usuário para o manuseio do aparelho, bem como por recolher o equipamento ao final da pesquisa.

Para mais informações, entre em contato com assistentes sociais da Rede Lucy Montoro de Reabilitação ou ligue para a Central de Atendimento Telefônico da Fundap, número (11) 3066-5660, e procure o setor Avalia-SP.