facebooktwitter

Fornecimento de cadeiras de rodas no Brasil é discutido no Encontro Internacional de Reabilitação

No dia 7 de novembro, durante o Encontro Internacional de Reabilitação, aconteceu a 1ª Reunião de Partes Interessadas no Fornecimento de Cadeiras de Rodas no Brasil com o objetivo de aumentar o acesso das pessoas com deficiência a cadeiras de rodas apropriadas.

Dentre as principais discussões, os agentes envolvidos no fornecimento de cadeira de rodas destacaram a necessidade de alcançar uma gestão inovadora que supere obstáculos como o financiamento inadequado de produtos e serviços; a falta de capacitação de técnicos; a ineficiência do acesso e a falta de informação organizada para a tomada de decisão.

Diante disso, foram elaboradas ações específicas para a superação de cada obstáculo nos próximos 12 meses. Tudo acompanhado pelo Grupo de Lideranças para Execução e Monitoramento dos Planos de Ação.

Em curto prazo será criado um meio de comunicação instantânea entre as partes interessadas no fornecimento de cadeiras de rodas no Brasil; uma carta aberta sobre tal fornecimento, dando início à campanha pela garantia do direito à mobilidade de todos os brasileiros; e a realização de novas edições das oficinas do Pacote de Treinamento em Serviços para Cadeiras de Rodas para profissionais, técnicos e gerentes de serviços de saúde e reabilitação.

Para o IMREA, tal articulação demonstra a liderança da Instituição na promoção do alinhamento entre os indivíduos e organizações envolvidos no processo de fornecimento de cadeiras de rodas no Brasil. "Nossos colaboradores são treinados de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e servem de instrutores para esse tipo de iniciativa, o que também lhes permite prestar melhores serviços para os pacientes que buscam sua reabilitação e o acesso a cadeiras de rodas no IMREA", enfatiza Vinicius Ramos, do setor de Relações Internacionais e Apoio à Pesquisa do IMREA.